Com as típicas temperaturas baixas do inverno, muitas pessoas buscam conforto em casa e acabam desistindo de praticar exercícios físicos. No entanto, o que muita gente desconhece é que o inverno pode ser uma ótima oportunidade para se movimentar e aproveitar diversos benefícios para a saúde!
Será verdade que fazer exercícios no frio emagrece mais? Continue lendo e descubra! Fique por dentro de todas as vantagens da atividade física no inverno e conheça os exercícios mais recomendados.
Por que se exercitar no inverno?
Apesar de as pessoas geralmente sentirem menos disposição no inverno, vale a pena persistir na prática. Primeiramente, confira os principais benefícios de treinar no frio:
- queima de calorias: o corpo precisa de mais energia para se aquecer no inverno, aumentando o gasto calórico;
- imunidade: um corpo ativo tem menos tendência a sofrer com gripes e resfriados, pois os exercícios ajudam a fortalecer o sistema imunológico;
- bom humor: a liberação de hormônios, como a endorfina, proporciona bem-estar e alegria.
Essa é uma escolha inteligente para quem deseja manter a saúde em dia e contribuir para o emagrecimento saudável. Outra vantagem é que no frio o corpo não transpira tanto, o que garante mais conforto térmico.
Quais exercícios são recomendados para fazer no inverno?
Existe uma grande variedade de exercícios simples para praticar no inverno, tudo depende do seu nível de condicionamento físico e possíveis limitações. Converse com um profissional de educação física para sugerir adaptações, se necessário.
Treino HIIT
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma excelente opção para queimar muitas calorias em pouco tempo. Além de não precisar sair de casa, você não necessita de equipamentos específicos e pode utilizar o próprio peso corporal para promover estímulos.
Aqui vão algumas sugestões de HIIT em casa:
- aquecimento: polichinelos e agachamentos por 5 minutos;
- 1º intervalo: burpees por 20 segundos;
- 2º intervalo: descanse por 40 segundos;
- 3º intervalo: pule ou agache durante 20 segundos;
- 4º intervalo: descanse por 40 segundos;
- 5º intervalo: repita o circuito de 3 a 5 vezes.
Corrida estacionária
Mexa seu corpo como se estivesse correndo em uma praça ou pista de corrida, mas sem sair do lugar. Ao simular uma corrida parada, seu corpo aproveita todas as vantagens dessa prática sem depender de muito espaço.
Dança
Dançar pela casa é uma das práticas mais divertidas para quem não gosta de se exercitar, pois você pode colocar as músicas que mais gosta para aquecer o corpo e queimar calorias.
No YouTube, você pode encontrar muitas aulas gratuitas, tanto para iniciantes que desejam fugir do sedentarismo quanto para pessoas mais ativas em busca de novos desafios.
Pular corda
Além de aquecer o corpo e melhorar a respiração, pular corda ajuda a fortalecer os músculos e diminuir o percentual de gordura corporal. Se você não tem experiência, bastam 5 minutos por dia. Aumente o ritmo gradativamente ao notar que está desenvolvendo mais condicionamento.
Enfim, essas são apenas algumas sugestões, encontre uma atividade que você goste e comece já!
Por fim, descanse adequadamente para obter melhores resultados, priorize uma alimentação equilibrada e inclua termogênicos naturais na sua dieta para aumentar o gasto calórico do corpo.
Gostou de conhecer as vantagens e as opções de exercícios no inverno? Então leia mais sobre como começar a se exercitar e confira mais dicas de emagrecimento no blog 100PESO!