Um estilo de vida com pouca ou nenhuma atividade física pode caracterizar o sedentarismo, uma condição com consequências negativas para a saúde física e mental. Esse problema pode atingir todas as idades — inclusive crianças e adolescentes.
O trabalho e o lazer de grande parte da população consiste em permanecer na mesma posição por longos períodos, fazendo o mínimo esforço e contribuindo para o desenvolvimento de doenças e outras complicações. Continue lendo este artigo do blog 100PESO, entenda mais sobre o assunto e saiba como sair do sedentarismo.
Afinal, o que é o sedentarismo?
Primeiramente, o sedentarismo é caracterizado pelo hábito de ficar muito tempo parado ou exercendo atividades sem movimentos e gastos energéticos significativos, como assistir à TV ou permanecer na cama, em repouso. Segundo as diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário, os adultos devem praticar de 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas por semana.
Ainda de acordo com as estatísticas da OMS, 1 em cada 4 adultos não praticam exercícios na quantidade adequada, e cerca de meio bilhão de pessoas podem desenvolver doenças relacionadas ao sedentarismo até o ano de 2030.
Saiba quais são as consequências do sedentarismo
Existem muitas doenças que podem acontecer em pessoas sedentárias, algumas delas são:
- doenças cardíacas;
- diabetes tipo 2;
- obesidade;
- câncer;
- osteoporose;
- ansiedade;
- depressão;
- transtornos do sono;
- músculos atrofiados;
- hipertensão arterial;
- aumento do colesterol ruim;
- por fim, morte prematura.
São inúmeras as causas do sedentarismo — por exemplo: esgotamento físico, doenças psíquicas, falta de motivação e espaço adequado para o lazer, entre outros. Se você passa todo o seu tempo livre assistindo séries, jogando no computador ou rolando o feed do smartphone, vale a pena repensar esse comportamento e buscar o equilíbrio saudável.
Afinal, como sair do sedentarismo?
Deixar de ser uma pessoa sedentária é possível, mas, vá com calma e evite imediatismos. O ideal é encarar as mudanças como processos graduais e agradáveis.
Comece com um bom alongamento
Antes de pensar nos exercícios físicos, foque em aumentar a sua mobilidade e evitar o atrofiamento dos músculos. As práticas podem ser intuitivas — se preferir, busque aulas no YouTube e siga as instruções de um profissional.
Faça atividades leves
No começo, elabore pequenas metas, como subir as escadas, fazer caminhadas e exercícios de menor impacto. Atividades intensas podem ser desencorajadoras e até mesmo causar dores e desconfortos.
Você pode determinar a distância, intensidade e a duração da atividade, procurando aumentar o desafio ao adquirir mais resistência.
Procure uma atividade física interessante
Existem muitas modalidades de exercícios para quem não gosta ou ainda não se sente preparado para malhar e fazer musculação. Encontre algo que se encaixa na sua rotina e que faça sentido para você — como, por exemplo, bicicleta, luta, dança, natação, pilates, ioga ou funcional em casa.
Com essas ideias, você passa longe do sedentarismo e sentir orgulho ao iniciar uma nova etapa da sua vida! Respeite os limites do seu corpo e não tenha pressa, essa mudança de hábitos é para sempre.
Enfim, a 100PESO pode te ajudar a ser ainda mais saudável e feliz, continue lendo os artigos do blog e encontre as melhores dicas de saúde e bem-estar.