Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bulking e cutting: tudo o que você precisa saber

 

Mulher com corpo sarado preparando refeição de bulking ou cutting

“Bulking” e “cutting” são estratégias amplamente conhecidas entre fisiculturistas e atletas de alto rendimento, mas também têm se popularizado entre o público geral. As pessoas desejam alcançar melhores resultados com essas técnicas, mas é essencial compreender mais detalhes para evitar riscos à saúde.

A 100PESO está aqui para explicar tudo:. entenda o que é bulking e cutting, saiba suas diferenças e conheça os riscos de fazer sem orientação. Aproveite a leitura!

O que é bulking?

Bulking significa “ganho de volume” e é uma fase que envolve ajustes na alimentação e nos treinos, direcionada ao aumento do peso corporal por meio do ganho de massa muscular. Na prática, isso implica que alguém que pratica bulking consome mais calorias do que queima para promover o crescimento muscular.

Vantagens do bulking

  • aumento da força e volume muscular;
  • desempenho aprimorado;
  • mais energia para treinos intensos.

O que é cutting?

Cutting, ou “corte” em português, tem o foco exatamente oposto ao bulking. Seu objetivo é perder gordura corporal. Para isso, envolve uma estratégia de redução do consumo de calorias para diminuir o percentual de gordura enquanto se preserva a massa muscular.

Vantagens do cutting

  • Definição dos músculos ganhos durante a fase de bulking.
  • Redução da gordura corporal.
  • Melhora significativa na estética do corpo.

Diferenças entre bulking e cutting

Enquanto o bulking busca o ganho de músculos, o cutting visa a redução do percentual de gordura corporal. Ambos fazem parte de uma rotina de metas e abordagens voltadas para fisiculturistas ou atletas.

Quais os riscos de fazer bulking e cutting sem orientação?

Embora essas estratégias tenham ganhado popularidade na internet devido à sua eficácia, é necessário cuidado, especialmente para aqueles sem experiência prévia.

Consequências negativas de fazer bulking sem orientação

  • Ganho excessivo de gordura visceral, associada a doenças que atingem o coração.
  • Problemas com o metabolismo.
  • Perda de autoestima.
  • Dificuldade em reverter o ganho de peso, entre outros.

Riscos de fazer cutting sem orientação

  • Perda de massa muscular magra.
  • Imunidade baixa devido à falta de nutrientes.
  • Possibilidade de desenvolver distúrbios alimentares.
  • Falta de energia, entre outros.

Um erro comum, é acreditar que durante a fase de ganho de peso é permitido comer indiscriminadamente, mas não é bem assim. Se você praticar um bulking inadequado, com excesso de alimentos gordurosos, frituras e produtos processados, está sujeito a ganhar gordura em vez de músculos.

Nesse sentido, praticar cutting sem orientação, com restrição calórica extrema, pode levar a quadros de compulsão alimentar e à perda dos ganhos conquistados.

Dicas para fazer bulking e cutting corretamente

Se você não é e nem cogita ser um atleta de alto rendimento, e não gosta de atividade física, não precisa se preocupar em aplicar essas estratégias logo de cara.

Em suma, comece com uma rotina de exercícios físicos para iniciantes e consulte um nutricionista para entender suas necessidades nutricionais e determinar um plano de dieta adequado.

Por fim, antes de se aventurar em uma dieta de cutting ou bulking, considere começar com outras práticas para um emagrecimento saudável. Conte com a 100PESO e cuide do seu corpo com estratégias naturais e benéficas! 

Deixe um comentário

Copyright © 100PESO. Todos os direitos reservados.