Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dificuldade para emagrecer: por que emagrecer é tão difícil?

médico-usando-adipometro-para-medir-a-quantidade-de-gordura-de-uma-pessoa-que-tem-dificuldade-de-emagrecer

Já sentiu que tentou de tudo para emagrecer, mas não obteve um resultado realmente significativo? São inúmeras dietas complexas, dicas que fogem da nossa rotina estressante, gerando um sentimento de frustração.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, são mais de 6 milhões de brasileiros que sofrem com a obesidade ou o sobrepeso. Mas calma, existem formas simples e efetivas que podem te ajudar a emagrecer com saúde e segurança.

Saiba abaixo por que emagrecer é difícil e como vencer esse obstáculo!

Conheça as principais causas da dificuldade para emagrecer

Quando estamos na fase da perda de peso, surgem algumas questões que podem atrapalhar esse processo, mas saiba que é comum sentir dificuldade para emagrecer.
Existem fatores como a genética, saúde mental e o metabolismo que influenciam no peso e emagrecimento, ainda mais quando associados a um estilo de vida e alimentação prejudiciais.
Entenda com mais detalhes as principais respostas para a dúvida: por que tenho dificuldade para emagrecer?

Fatores genéticos e metabolismo

A genética individual pode afetar diretamente o emagrecimento, como, por exemplo, as doenças hereditárias, como diabetes, hipertensão e a predisposição ao acúmulo de gordura.
Nesse sentido, ainda podemos mencionar o metabolismo basal, o qual é a quantidade de energia que o corpo gasta quando está em repouso para manter suas funções básicas. Ele é responsável pela maior parte da queima de gordura.

Algumas pessoas possuem esse tipo de metabolismo lento, afetando os resultados do emagrecimento.

Dieta e estilo de vida

A rotina alimentar sem a adaptação de calorias e variedade de dietas para cada tipo de corpo e metabolismo gera a dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta. O ideal é consultar um endocrinologista para entender suas questões hormonais, digestivas e demais fatores pessoais e internos.

Questões psicológicas

A dificuldade para emagrecer e o fator psicológico estão ligados. O estresse causado por uma rotina corrida, por exemplo, tem grande parcela de envolvimento que afeta o corpo, aumentando a insônia e o desequilíbrio hormonal e digestivo.

Além disso, se a nossa saúde mental não está bem, desencadeia diversas alterações no corpo, como a compulsão alimentar, vícios, ansiedade, além do cansaço extremo.

Estratégias simples e eficazes para emagrecer com saúde

Em primeiro lugar, você precisa ser realista e entender as suas próprias condições. Não se compare com outras pessoas, já que cada ser humano possui questões hormonais, genéticas e estilo de vida diferentes.
Confira as melhores práticas para emagrecer:

  • Consulte um profissional: existem profissionais especializados em saúde do emagrecimento, como os nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, fisioterapeutas e profissionais de educação física;
  • Movimente-se: busque movimentar o seu corpo, mesmo que seja poucos minutos por dia, entre 15 a 30 minutos, isso já melhora o metabolismo, a saúde cardiovascular, o humor, a gestão do estresse e da saúde mental, bem como a qualidade do sono;
  • Melhore a alimentação: você pode melhorar os hábitos alimentares diminuindo o consumo de deliveries, fast foods e alimentos ultraprocessados, apostando em uma refeição mais natural;
  • Cuide da sua mente: identificar as causas do seu estresse pode auxiliar a diminuir suas repercussões e aumentar o sucesso no processo de emagrecimento natural;
  • Rotina mais saudável: adote hábitos que podem melhorar sua rotina, como as atividades que estimulam o relaxamento e diminuem a ansiedade: leitura de livros físicos, meditação e caminhada.

Viu só? Emagrecer não é difícil, basta termos coragem e atitude para começar esse processo.
Quer saber mais sobre como emagrecer? Acesse o blog post como ter um corpo bonito!

Deixe um comentário

Copyright © 100PESO. Todos os direitos reservados.