O emagrecimento natural é um dos grandes passos que alguém pode dar rumo ao controle da diabetes. É claro que a perda de peso não é o único fator envolvido no tratamento, mas, já ajuda muito a apresentar melhorias no quadro clínico.
Segundo o site do Governo Federal, a doença atinge, no Brasil, cerca de 7% da população, ou seja, quase 17 milhões de pessoas. Esse número vem crescendo, já que a obesidade, é um fator de risco para o problema, acomete cada vez mais pessoas.
A seguir, você confere o importante papel do exercício físico no combate e melhora da diabetes. Acompanhe!
Diabetes e aumento de peso: entenda a relação
Entender a relação que o aumento de peso e a diabetes tem não é complicado. O consumo excessivo de carboidratos — doces, massas, pães e outros alimentos — é um dos responsáveis pela obesidade.
Quando você consome esses carboidratos, chamados de refinados, seu corpo produz excesso de insulina para poder realizar a metabolização e transformar os alimentos em energia, controlando os níveis de açúcar no sangue.
O carboidrato é uma fonte de energia, ou seja, o que você ingere deve ser transformado em energia para as suas atividades diárias. Porém, quando o consumo é maior que o seu corpo consegue metabolizar, ele gera picos constantes de insulina, e o seu corpo não gasta toda essa energia.
Além do aumento de peso por conta da ingestão exagerada de calorias, a sobrecarga causa resistência em seu corpo, que produz cada vez mais insulina para tentar lidar com todo o açúcar ingerido.
Chega um momento, portanto, onde o corpo não consegue produzir a quantidade de insulina necessária, deixando o organismo com altos níveis de açúcar, causando a diabetes.
Benefícios do exercício físico para diabéticos
Se você foi diagnosticado com diabetes, não é preciso se desesperar. Mas, é importante começar a agir para ajudar seu corpo a regular a saúde e retornar ao peso ideal.
Você pode começar devagar, por exemplo, fazendo curtas caminhadas pelo bairro, ou subindo pelas escadas até seu andar no condomínio, ou trabalho. Quando adquirir uma certa resistência, pode aumentar a intensidade do exercício ou partir para uma modalidade que exija mais condicionamento.
Os resultados do exercício físico para quem tem diabetes são excelentes:
- os músculos absorvem mais glicose, ajudando na redução da glicemia no corpo todo;
- redução da gordura visceral, contribuindo para diminuir a resistência à insulina que a diabetes causa;
- melhora da saúde cardiovascular.
Além disso, a prática de exercícios físicos estimula as pessoas a se alimentarem melhor. Também ajuda ajuda a ter mais energia para malhar, e o contrário também acontece, ou seja, você se esforça nos exercícios e tem vontade de manter uma boa alimentação para complementar um dia saudável.
A obesidade e a diabetes podem andar juntas — embora nem todos os portadores da doença estejam acima do peso — mas, é totalmente possível reverter o quadro, principalmente quando o diagnóstico é recente, com quadros de pré-diabetes, por exemplo.
A perda de peso é vantajosa não somente para controlar a diabetes, mas também para muitos outros aspectos de sua saúde. Portanto, que tal buscar uma atividade que lhe dê prazer e começar a renovar sua saúde hoje mesmo?
Para acelerar a perda de peso, que tal contar com uma ajuda natural? O 100PESO é um suplemento para emagrecer de forma natural e auxilia no combate à obesidade, além de contribuir na melhora da sua saúde de modo geral!