Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dança para emagrecer: saiba como se divertir enquanto perde peso

Dança para emagrecer mulher se divertindo enquanto perde peso

Pode acreditar, quem dança, os quilos espanta! Essa atividade é perfeita para auxiliar no emagrecimento saudável e proporciona muitos outros benefícios para o seu corpo. Mesmo que você nunca tenha dançado na vida, é possível começar hoje mesmo para diminuir os números na balança.

Neste post da 100PESO, você encontra a confirmação de que é possível emagrecer dançando e descobre como essa atividade acessível e agradável pode ser praticada em qualquer lugar da sua casa. Aproveite a leitura!

Benefícios de dançar em casa para emagrecer

Muitas pessoas estão interessadas em saber quantas calorias são queimadas ao dançar, e são centenas! Além disso, existem outras vantagens em recorrer a essa atividade para se manter ativo:

  • fortalecimento muscular: enquanto você dança, tonifica o corpo ao trabalhar diferentes grupos musculares;
  • redução do estresse: a liberação de hormônios como a endorfina ajuda a combater o estresse crônico;
  • melhora a coordenação motora e equilíbrio: os movimentos da dança incentivam o desenvolvimento da coordenação e equilíbrio;
  • melhora da postura: os movimentos incentivam manter uma postura adequada;
  • faz bem ao coração: a dança estimula a saúde cardiovascular e previne problemas cardíacos;
  • eleva a autoestima: sentimento de empoderamento que muda como você se vê.

Que tal começar ainda hoje? O próprio Governo Federal reconhece que dançar faz bem ao corpo, à alma e à mente!

Quem pode fazer aula de dança para emagrecer?

Em resumo, qualquer pessoa pode dançar, desde que não apresente contraindicações médicas. É recomendável conversar com seu médico antes, especialmente se você já possui alguma condição de saúde que necessite de atenção.

Existem muitas modalidades de dança, e para se aprofundar em cada uma delas, considere contratar um professor de dança particular ou se matricular em aulas de dança coletiva.

No entanto, nada te impede de simplesmente colocar suas melhores músicas para tocar e dançar em casa sem se preocupar com o que os outros pensarão de você. O importante é se manter ativo e aproveitar tudo de bom que essa modalidade de cardio oferece!

Como aprender a dançar em casa?

Afinal, como emagrecer dançando? Aqui estão algumas sugestões e dicas para começar a dançar em casa, gratuitamente:

  • crie uma playlist com suas músicas favoritas;
  • procure aulas gratuitas na internet;
  • utilize aplicativos para smartphone ou tablet;
  • convide sua família e seus amigos;
  • avalie qual local da sua casa é mais espaçoso;
  • afaste os móveis e outros obstáculos e coloque o som na caixa! 

Qual a melhor dança para emagrecer? 

Bom, a resposta depende de alguns fatores, como seu biotipo, nível de condicionamento físico, frequência e duração da atividade, bem como o tipo de dança mais compatível com suas habilidades motoras.

Nesse sentido, não é possível afirmar qual dança é melhor em termos de emagrecimento, pois essa resposta é muito individual. Danças como a zumba, funk, axé, hip hop e fitdance são excelentes exemplos de atividades físicas aeróbicas, mas você pode explorar outras opções de acordo com seu gosto pessoal.

Por fim, independentemente da escolha de dança para emagrecer, não se esqueça de beber muita água, fazer alongamentos, não ultrapassar seus limites, descansar e se alimentar bem para que seu corpo tenha o necessário para proporcionar os melhores resultados! 

Curtiu saber disso? Continue no blog 100PESO e leia dicas básicas para uma rotina saudável e saiba como fazer atividades físicas em casa sem equipamentos! 

Deixe um comentário

Copyright © 100PESO. Todos os direitos reservados.