Nossa mente consegue imaginar o que quiser e no momento que quiser. Porém, às vezes “vivemos” muito no passado ou projetando e esquecemos de viver o presente. Isso pode nos atrapalhar em qualquer área da vida.
Por isso, desenvolveram o mindfulness! Um método para deixar a mente focada no aqui e agora. Já conhece essa técnica? Sabe quais são os seus benefícios e como praticá-la? Saiba isso e mais neste post do 100PESO. Boa leitura!
O que é mindfulness?
Não existe uma tradução correta para o termo “mindfulness”, mas, a mais popular é “atenção plena”. É uma técnica de concentração que consiste em treinar a capacidade de prestar atenção no que está acontecendo aqui e agora — sair do passado ou futuro e estar presente no hoje.
O mindfulness não é uma prática religiosa, porém, tem como base o budismo, por exemplo. Além disso, a técnica é dividida em três pilares principais e com três elementos centrais:
- Estar focado hoje (atenção);
- Ter sensações e emoções sem julgamentos (intenção);
- Ser mais gentil (atitude).
Quando e onde surgiu?
Os registros históricos apontam que a “atenção plena” surgiu antes de Cristo e nas terras orientais. Possui como base o ioga e o budismo, que também são atividades focadas na atenção plena e na concentração do “agora”.
Tipos de mindfulness
Atualmente, temos cinco tipos de mindfulness. São eles:
Mindfulness de foco
Habilidade para lidar com distrações e manter o foco.
Mindfulness de abertura
Você não foca em algo específico, mas está presente no agora, sem distrações na mente ou pensando no passado/futuro.
Mindfulness de compaixão
Ter empatia pela dor e sofrimento do outro. Ser mais disponível para as pessoas.
Mindfulness formal
Acontece quando você separa um tempo do seu dia para treinar a concentração através da respiração.
Mindfulness informal
Diferente da formal, acontece com situações do nosso dia-a-dia, como, por exemplo, reuniões do trabalho. Elas não são planejadas.
Benefícios da “Atenção Plena”
- Saúde mental: previne depressão, ansiedade e estresse. Além disso, colabora na resolução de problemas e melhora a “felicidade”.
- Saúde física: Melhora a imunidade, dores crônicas e pressão alta.
- Desempenho: Melhora a concentração, memória, motivação e a criatividade.
- Sono: Diminui a insônia.
- Relacionamentos: Aumenta e melhora a empatia, qualidade do relacionamento.
- Regula as emoções.
*Todos esses benefícios foram comprovados cientificamente.
Qual a diferença entre mindfulness e meditação?
Primeiramente: mindfulness é um tipo de meditação, mas meditação não é mindfulness! Essas duas práticas caminham lado a lado, mas não estão necessariamente juntas.
Na meditação, você pratica de maneira intencional e busca concentração para conseguir ter calma e serenidade. Você passa um tempo concentrado e sua atenção está totalmente voltada para o seu eu interior.
Já no mindfulness, você pratica a qualquer hora e é o simples ato de prestar atenção no aqui e agora. De certo modo, você pratica a meditação também.
E como praticar a “Atenção Plena”?
Segundo o Doutor Marcelo Demarzo — fundador e coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde — a prática de mindfulness é simples e pode ser feita da seguinte forma:
- Primeiramente fique em uma posição confortável, seja sentado ou deitado, e foque sua atenção no seu corpo, nas sensações físicas e até mesmo nos seus pensamentos e emoções.
- Com calma, transfira sua atenção cada vez mais para sua respiração e os movimentos que seu corpo está fazendo — principalmente o abdômen. Siga o fluxo natural da respiração.
- Antes de finalizar, vai voltando a atenção para o seu corpo na totalidade e todas as sensações e barulhos do ambiente. E por fim, apenas abra os olhos lentamente.
Essa prática dura de 1 a 3 minutos.
Conclusão
Em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de distrações, é importante tirar um tempo para você se concentrar no aqui e agora. Se isso não for feito, o estresse e muitos outros problemas podem tomar conta da saúde.
E por isso, adotar a prática de mindfulness melhorará sua saúde física, mental e todas as outras áreas da sua vida. Utilize o passado como aprendizado, o futuro como motivação e viva o presente!
Enfim, saiba também qual a importância de alinhar o corpo e a mente para o emagrecimento.