Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mindfulness: o que é, benefícios e como praticar

Mulher sentada e relaxando com o mar de fundo
Saiba o que é mindfulness, os seus benefícios e como praticar

Nossa mente consegue imaginar o que quiser e no momento que quiser. Porém, às vezes “vivemos” muito no passado ou projetando e esquecemos de viver o presente. Isso pode nos atrapalhar em qualquer área da vida.

Por isso, desenvolveram o mindfulness! Um método para deixar a mente focada no aqui e agora. Já conhece essa técnica? Sabe quais são os seus benefícios e como praticá-la? Saiba isso e mais neste post do 100PESO. Boa leitura!

O que é mindfulness?

Não existe uma tradução correta para o termo “mindfulness”, mas, a mais popular é “atenção plena”. É uma técnica de concentração que consiste em treinar a capacidade de prestar atenção no que está acontecendo aqui e agora — sair do passado ou futuro e estar presente no hoje.

O mindfulness não é uma prática religiosa, porém, tem como base o budismo, por exemplo. Além disso, a técnica é dividida em três pilares principais e com três elementos centrais:

  1. Estar focado hoje (atenção);
  2. Ter sensações e emoções sem julgamentos (intenção);
  3. Ser mais gentil (atitude).

Quando e onde surgiu?

Os registros históricos apontam que a “atenção plena” surgiu antes de Cristo e nas terras orientais. Possui como base o ioga e o budismo, que também são atividades focadas na atenção plena e na concentração do “agora”.

Tipos de mindfulness

Atualmente, temos cinco tipos de mindfulness. São eles:

Mindfulness de foco

Habilidade para lidar com distrações e manter o foco.

Mindfulness de abertura

Você não foca em algo específico, mas está presente no agora, sem distrações na mente ou pensando no passado/futuro.

Mindfulness de compaixão

Ter empatia pela dor e sofrimento do outro. Ser mais disponível para as pessoas.

Mindfulness formal

Acontece quando você separa um tempo do seu dia para treinar a concentração através da respiração.

Mindfulness informal

Diferente da formal, acontece com situações do nosso dia-a-dia, como, por exemplo, reuniões do trabalho. Elas não são planejadas.

Jovem calma fazendo uma pausa no escritório para meditação
Mindfulness informal acontece em qualquer horário do dia

Benefícios da “Atenção Plena”

  1. Saúde mental: previne depressão, ansiedade e estresse. Além disso, colabora na resolução de problemas e melhora a “felicidade”.
  2. Saúde física: Melhora a imunidade, dores crônicas e pressão alta.
  3. Desempenho: Melhora a concentração, memória, motivação e a criatividade.
  4. Sono: Diminui a insônia.
  5. Relacionamentos: Aumenta e melhora a empatia, qualidade do relacionamento.
  6. Regula as emoções.

*Todos esses benefícios foram comprovados cientificamente.

Qual a diferença entre mindfulness e meditação?

Primeiramente: mindfulness é um tipo de meditação, mas meditação não é mindfulness! Essas duas práticas caminham lado a lado, mas não estão necessariamente juntas.

Na meditação, você pratica de maneira intencional e busca concentração para conseguir ter calma e serenidade. Você passa um tempo concentrado e sua atenção está totalmente voltada para o seu eu interior.

Já no mindfulness, você pratica a qualquer hora e é o simples ato de prestar atenção no aqui e agora. De certo modo, você pratica a meditação também.

E como praticar a “Atenção Plena”?

Segundo o Doutor Marcelo Demarzo — fundador e coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde — a prática de mindfulness é simples e pode ser feita da seguinte forma:

  1. Primeiramente fique em uma posição confortável, seja sentado ou deitado, e foque sua atenção no seu corpo, nas sensações físicas e até mesmo nos seus pensamentos e emoções.
  2. Com calma, transfira sua atenção cada vez mais para sua respiração e os movimentos que seu corpo está fazendo — principalmente o abdômen. Siga o fluxo natural da respiração.
  3. Antes de finalizar, vai voltando a atenção para o seu corpo na totalidade e todas as sensações e barulhos do ambiente. E por fim, apenas abra os olhos lentamente.

Essa prática dura de 1 a 3 minutos.

Conclusão

Em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de distrações, é importante tirar um tempo para você se concentrar no aqui e agora. Se isso não for feito, o estresse e muitos outros problemas podem tomar conta da saúde.

E por isso, adotar a prática de mindfulness melhorará sua saúde física, mental e todas as outras áreas da sua vida. Utilize o passado como aprendizado, o futuro como motivação e viva o presente!

Enfim, saiba também qual a importância de alinhar o corpo e a mente para o emagrecimento.

Deixe um comentário

Copyright © 100PESO. Todos os direitos reservados.