A temporada de fim de ano está repleta de encontros, comemorações e, claro, muitas refeições deliciosas! Os excessos acabam acontecendo e, na maioria das vezes, a rotina de exercícios e alimentação saudável é deixada de lado. No entanto, com algumas estratégias, é possível aproveitar o fim de ano com equilíbrio e até mesmo perder peso.
Continue lendo este artigo da 100PESO e acompanhe dicas valiosas para emagrecer com saúde sem abrir mão das tradições típicas das celebrações de Ano Novo e Natal. Aproveite a leitura!
Emagrecer é sua meta de Ano Novo?
Perder peso com saúde ou manter o peso após emagrecer são alguns dos objetivos de boa parte das pessoas que desejam começar o ano com o pé direito. Isso não é apenas pela estética, mas também pela qualidade de vida e bem-estar que um corpo saudável proporciona.
Entretanto, resistir às tentações das festas pode ser um desafio e tanto, não é mesmo? São tantas receitas deliciosas para desfrutar! Algumas pessoas até recorrem a simpatias de Ano Novo para emagrecer rapidamente. A boa notícia é que, ao seguir algumas recomendações básicas, você não precisará abdicar das suas refeições favoritas nem dependerá de simpatias.
Antes de mais nada, tenha em mente que esses momentos especiais com sua família e amigos não precisam ser deixados de lado. Ou seja, você pode e deve saborear as refeições de Natal e Ano Novo, se tomar cuidado com alguns fatores que serão apresentados a seguir.
1. Controle as porções de alimentos
O tamanho das porções de alimentos determina a quantidade de calorias ingeridas e influencia na sensação de saciedade. Nas festas de fim de ano, opte por pratos menores e petiscos, assim você terá mais facilidade para reconhecer quando estiver satisfeito, além de poder experimentar diferentes opções de refeições.
2. Priorize as opções saudáveis
Nessas festas, é comum encontrar massas, pães, doces e outros alimentos calóricos, açucarados e gordurosos. O ideal é priorizar as opções mais leves e saudáveis, como proteínas magras, verduras, legumes e frutas.
Claro que você pode desfrutar de pratos mais calóricos e não precisa abrir mão da sobremesa, mas evite exagerar nas repetições, certo?
3. Beba mais água
A água contribui para uma digestão eficiente, auxilia na regulação do apetite e até mesmo melhora o desempenho do metabolismo. Se estiver consumindo bebidas alcoólicas, a ingestão de água se torna ainda mais importante nesse contexto.
4. Organize sua rotina para se exercitar
O ideal é praticar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Organize seus horários para identificar os melhores momentos para se exercitar e contribuir para o seu processo de emagrecimento.
Nesse sentido, conheça alguns exercícios para emagrecer.
5. Procure apoio profissional
Em alguns casos, pode ser necessário consultar profissionais da área da saúde para desenvolver um protocolo de emagrecimento eficaz, personalizado para o seu caso. É importante que esses especialistas considerem seu histórico, estilo de vida e objetivos.
6. Desapegue da expectativa de resultados imediatos
Se você seguir uma dieta muito restritiva esperando emagrecer em poucos dias, pode acabar desenvolvendo compulsão alimentar. Seja paciente e constante nas suas práticas, e os resultados virão gradualmente.
7. Considere a suplementação vitamínica
Em alguns casos, a deficiência nutricional pode prejudicar o funcionamento do corpo. Converse com seu médico para identificar quais vitaminas estão em falta no seu organismo e considere uma estratégia de suplementação para garantir a ingestão de nutrientes essenciais.
Enfim, com essas dicas, será mais fácil manter ou perder peso no fim de ano! Se precisar de mais orientações sobre saúde e bem-estar, continue no blog e leia o artigo sobre corpo e mente em equilíbrio para emagrecer!