Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vitaminas do complexo B: para que servem e como tomar?

complexo B reúne 8 vitaminas essenciais para cuidar do organismo, fazê-lo funcionar corretamente e prevenir doenças. Essas vitaminas atuam em processos importantes, que incluem o sistema nervoso, imunológico, metabólico, intestinal e muitos outros que veremos a seguir.

Mesmo que encontradas naturalmente em certos alimentos, parte das pessoas costumam apresentar deficiência dessas substâncias, por isso, a suplementação de vitaminas do complexo B é uma ótima ideia para cuidar melhor do corpo e garantir mais energia e saúde, pilares essenciais na busca pelo emagrecimento natural.

Para entender tudo sobre as vitaminas do complexo B e como cada uma atua, leia o conteúdo a seguir e saiba o melhor jeito de incluir na rotina.

Quais são as vitaminas do Complexo B?

A deficiência dessas substâncias causam efeitos negativos no corpo, tanto no sentido estético, como no funcional. Esses itens são observados com profissionais qualificados e precisam do acompanhamento médico para a suplementação ser efetiva.

Confira a lista de vitaminas que fazem parte desse grupo e o que elas proporcionam:

B1 (tiamina) Relacionada à produção e manutenção da energia do corpo, funções celulares e processos de crescimento.
B2 (riboflavina) Atua ajudando no transporte de oxigênio no corpo, está presente nas hemácias do sangue, além de contribuir no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
B3 (niacina) Protege o DNA, transformando nutrientes em energia para o corpo e tem relação com a produção de certos hormônios.
B5 (ácido pantotênico) Atua no metabolismo de açúcares, gorduras, proteínas e outros nutrientes para fornecer energia para o corpo.
B6 (piridoxina) Está relacionada ao sistema nervoso, cardiovascular e imunológico.
B7 (biotina) Fortalece as unhas e cabelos, enquanto ajuda no metabolismo de nutrientes.
B8 (colina) Tem relação com a produção de um neurotransmissor que atua em importantes funções cerebrais.
B9 (ácido fólico) Em bebês, atua no crescimento, em adultos, ajuda na produção de células novas e proteínas do sangue.
B12 (cobalamina) Age no sistema nervoso e também contribui no metabolismo de nutrientes dos alimentos.

Para que serve o complexo B?

Cada vitamina do tipo B tem potencial para auxiliar individualmente em questões distintas. No geral, elas são conhecidas por ajudarem no combate a:

  • baixa imunidade;
  • cansaço;
  • problemas e má formação na gravidez;
  • perda de memória;
  • anemia;
  • fraqueza;
  • dermatites;
  • cãibras;
  • dores de cabeça;
  • lesões na pele;
  • depressão;
  • convulsões;
  • queda capilar
  • unhas fracas;
  • danos musculares.

Como tomar o complexo B?

É possível encontrar essas vitaminas na composição de certos tipos de alimentos, como carnes, grãos, folhas verdes, ovos, frutos do mar, legumes e frutas. Mas, o melhor jeito de tomar vitaminas do complexo B é através da suplementação, que pode ser em cápsulas, comprimidos ou em pó.

Assim, fica fácil incluir na rotina e ter mais controle da quantidade ingerida, pois cada dose vem com a quantidade diária recomendada. Sem contar que algumas fórmulas ainda incluem outros ativos saudáveis, como minerais, fibras e demais vitaminas importantes.

Dá para perder ou ganhar peso tomando vitaminas do complexo B?

O complexo B pode, e deve, fazer parte da sua dieta. Além da suplementação, o acompanhamento profissional ajuda a entender quais as necessidades de cada metabolismo, assim como a prática de atividades físicas devem ser incluídas. No conjunto geral, tudo isso acelera e possibilita chegar no seu objetivo com saúde!

Depois de entender tudo sobre o complexo B e para que serve, continue aqui para acompanhar outras informações interessantes e acesse 100PESO para conhecer um suplemento para emagrecer de forma 100% natural aprovado pela ANVISA, pronto para transformar sua relação com seu corpo e garantir mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

Copyright © 100PESO. Todos os direitos reservados.