Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Descubra tudo sobre jejum intermitente

Relogio dentro de um prato branco

Com a promessa de ajudar a emagrecer de forma saudável e rápida, a dieta intermitente surgiu como uma aliada para perder peso com maiores intervalos de tempo entre as refeições. Mas, sem acompanhamento profissional para elaborar estratégias compatíveis com cada biotipo, a prática deixa de ser vantajosa e passa a prejudicar a saúde, causando muitas repercussões negativas.

O artigo a seguir te apresenta mais detalhes sobre como o jejum intermitente funciona, quais seus riscos e principais benefícios, além de dicas valiosas para emagrecer com saúde, confira!

Como funciona o jejum intermitente?

É uma dieta que intercala períodos de alimentação e jejum com diferentes períodos de duração. Para garantir sua eficácia, as refeições são feitas em uma janela de tempo calculada e pré-estabelecida por especialistas.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que é preciso ter equilíbrio e embasamento técnico para usufruir de todos os benefícios do jejum, portanto, nunca faça jejum intermitente por conta própria.

Jejum intermitente faz mal?

Se for feito durante um curto de tempo, com acompanhamento médico, planejamento e disciplina, não prejudica a saúde. Essa prática tem como principais benefícios:

  • ajuda a melhorar os níveis de triglicerídeos e colesterol bom;
  • contribui na prevenção de diabetes;
  • controla o ritmo cardíaco e pressão arterial;
  • ajuda a diminuir a gordura e favorece o emagrecimento natural;
  • promove um detox no organismo, diminuindo níveis de gordura e açúcar em excesso.

Mas também pode fazer mal e agravar problemas de saúde, se for feito da forma errada, sem orientação e supervisão médica, algo que pode causar fraquezas, dores de cabeça, tontura, oscilações de humor e até mesmo o efeito rebote pelo desenvolvimento de compulsão alimentar.

Jejum intermitente com segurança e saúde

Não se deixe levar por práticas extremistas e resultados milagrosos. Sob a promessa de resultados rápidos, muitas pessoas já se prejudicaram e tiveram efeitos opostos ao desejado, ou seja, sofreram com o efeito sanfona e engordaram ainda mais.

Siga as orientações e faça acompanhamentos profissionais.

Para fazer um jejum eficiente e seguro, é indispensável contar com médicos, endocrinologistas, nutrólogos e nutricionistas. Só com acompanhamento profissional é possível definir o protocolo mais indicado para cada caso, livre de efeitos colaterais.

Consuma alimentos saudáveis

O corpo precisa se nutrir com bons alimentos, como fonte de combustível para dar disposição e energia após o jejum. Um equívoco comum é achar que na janela de alimentação tudo é permitido, o que não é verdade!

Se não reduzir o consumo de alimentos calóricos, processados, industrializados e repletos de açúcar e outras substâncias, além de fraco, o corpo não perde gordura e corre o risco de sofrer com problemas de saúde.

Foque nos exercícios e atividades físicas

Uma caminhada ou treino funcional, por exemplo, trazem muitas vantagens para o corpo e você não precisa passar fome! Tenha como meta agitar mais o corpo, através da dança ou outra modalidade do seu interesse, com prioridade.

Encontre um tempinho, mesmo que aos fins de semana, caso tenha uma rotina muito corrida. O básico funciona!

Beba muito líquido

Além de manter o corpo hidratado, a água ajuda a controlar a saciedade e a desintoxicação do organismo. Durante o jejum intermitente, é permitido tomar chás e cafés sem açúcar, pois essas substâncias não cortam seu efeito.

Lembre-se de que bons resultados levam tempo e o processo de emagrecimento saudável demanda ações conjuntas que objetivam um estilo de vida mais equilibrado.

Que tal pesquisar os melhores potencializadores para emagrecer de forma natural e incluir essa vantagem na rotina? Os produtos 100PESO contam com ingredientes 100% naturais para ajudar no controle do intestino, saciedade e aceleração natural da queima de gordura no organismo.

Yasmin Nardocci é nutricionista formada pela PUC-Campinas, com especialização em Emagrecimento Feminino no Instituto Ana Paula Pujol (IAPP). Experiência em Além de nutrição clínica e estética, controle de qualidade e educação alimentar, treinamentos e capacitação em manipulação de alimentos, nutrição e segurança alimentar. Produz conteúdo digital informativo voltado para a promoção e popularização das matrizes da nutrição no dia a dia.

Yasmin Nardocci é nutricionista formada pela PUC-Campinas, com especialização em Emagrecimento Feminino no Instituto Ana Paula Pujol (IAPP). Experiência em Além de nutrição clínica e estética, controle de qualidade e educação alimentar, treinamentos e capacitação em manipulação de alimentos, nutrição e segurança alimentar. Produz conteúdo digital informativo voltado para a promoção e popularização das matrizes da nutrição no dia a dia.

Deixe um comentário

Copyright © 100PESO. Todos os direitos reservados.