Um dos fatores mais decisivos para alcançar uma mudança na saúde do corpo e até o emagrecimento é através da alimentação. Diante disso, existem alguns ingredientes indispensáveis para ter mais energia e auxiliar no processo de perda de peso, como a granola.
Será que esse item ajuda realmente a emagrecer? Saiba mais sobre a granola e o seu uso diário. Boa leitura!
Do que é feita a granola?
A granola é um mix de cereais que leva vários ingredientes, como:
- aveia;
- farelo de gérmen e de trigo;
- flocos de arroz e de milho;
- frutas secas, como uva-passa e banana;
- amêndoas, castanhas e nozes, como opções oleaginosas.
Nesse sentido, a granola é um alimento perfeito para ter mais energia, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras.
Benefícios da granola para o corpo
Por conta dos seus ingredientes integrais e naturais, ao adicionar a granola na alimentação, sua dieta fica ainda mais completa.
Alguns dos benefícios desse mix de cereais são:
- melhora do intestino;
- manutenção das bactérias do intestino;
- traz a sensação de saciedade;
- auxilia o sistema imunológico, graças ao zinco;
- atua como antioxidante e muito mais.
Formas de consumir a granola
Uma das grandes vantagens da granola é que ela se adapta a variados tipos de alimentação.
Quando consumida naturalmente, é considerada uma opção doce. Mas, ao levar esses mesmos ingredientes a uma frigideira com um pouco de azeite e temperos, é possível se deliciar com uma granola salgada. Assim, é possível adicionar essa receita para temperar saladas e acompanhar refeições.
O consumo da granola pode acontecer também em vitaminas, com o iogurte natural, acompanhando frutas e outros tipos de lanches pré ou pós-treino.
Afinal, a granola ajuda a emagrecer ou não?
Deu para perceber que a granola é essencial para uma alimentação mais rica em nutrientes e vitaminas, sendo muito recomendada para quem faz exercício físico e visa potencializar seu desempenho físico.
Dentro disso, quem tem em vista perder peso, encontra na granola uma aliada para esse processo.
Ou seja, a granola pode ajudar a emagrecer, no entanto, é necessário equilíbrio. O uso diário da granola não faz mal, se for em doses positivas para o seu corpo. Mas, não basta só comer a granola para emagrecer, viu? Para obter os melhores resultados, é preciso se atentar a alguns detalhes.
Existem variados tipos de granola sendo comercializados, com diferentes ingredientes em sua composição — algo que afeta diretamente o consumo de calorias diárias. Por isso, é ideal sempre conferir atentamente os ingredientes da granola, se há a adição de açúcar e sal e quais os cereais presentes nesse mix.
Como emagrecer de forma saudável?
Além da adição de granola na dieta alimentar, existem outras ações que ajudam no emagrecimento saudável.
Algumas delas envolvem a reeducação alimentar, fazendo a manutenção da quantidade de comida, substituição de itens por ingredientes mais saudáveis e também regulando a quantidade de refeições ao longo do dia.
Aliado a isso, manter a hidratação em dia, com pelo menos 2,5 litros de água por dia, renova todo o seu sistema e ajuda a manter as funções vitais dos órgãos.
Ter uma rotina de exercícios físicos é outro item importante na jornada do emagrecimento saudável. Pouco a pouco, os resultados começam a aparecer, indo muito mais além do que perder peso, mas também uma notável melhora na autoestima, no humor, mais disposição e outras vantagens.
Por exemplo, a suplementação também é uma opção! Com várias vitaminas em comprimidos, em pó e cápsulas, é fácil adicionar mais nutrientes e vitaminas mesmo com uma rotina agitada.
Se você quer ter mais saúde e uma dieta rica para o seu organismo, venha saber como fazer um plano alimentar para emagrecer e conseguir resultados incríveis!