Você já ouviu falar da cúrcuma?
Um nome que está muito em alta no mundo da saúde, ela pode trazer diversos benefícios, estando muito atrelada ao processo de emagrecimento natural.
Hoje, venha entender o que é a cúrcuma, os seus benefícios e suas contraindicações. Boa leitura!
O que é a cúrcuma?
Com a sua origem na Índia, a cúrcuma é uma especiaria utilizada amplamente como um ingrediente na culinária.
Apresentando uma cor amarelada, ela pode ser encontrada no formato de pó, como muito dos temperos ao redor do mundo — mas, originalmente, ela é uma planta.
Seu nome científico, ‘Curcuma longa’, é uma das maneiras de identificar com precisão a planta. Já como termo popular, ela pode ser chamada de muitas maneiras, estando ‘cúrcuma’ e ‘açafrão-da-terra’ entre as principais.
É interessante saber que a cúrcuma é o falso açafrão-da-terra, isso porque ela é similar a esse tipo de açafrão, contudo, não cresce com tanta facilidade e é extremamente caro.
Cúrcuma em cápsula: uma opção certeira
Além de ser encontrada no formato de pó, como uma especiaria/tempero, a cúrcuma também pode ser encontrada no formato de cápsula.
A cúrcuma possui diversas propriedades medicinais — tanto que, originalmente, foi muito utilizada na medicina oriental.
Isso faz com que a cúrcuma em cápsula seja uma ótima opção para quem não tem em vista explorar apenas o seu sabor como tempero, mas as suas propriedades medicinais.
Quais são os principais benefícios da cúrcuma?
Entre alguns benefícios para saúde presentes na cúrcuma, é possível citar:
- combate à depressão e estresse;
- antioxidante;
- anti-inflamatório natural;
- redução de colesterol;
- redução de açúcar no sangue;
- prevenção de trombose;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- regulagem da flora intestinal;
- auxiliar na queima de gordura;
- ajude no combate às doenças de Parkinson e Alzheimer.
E na cúrcuma em cápsula, os benefícios são melhores?
É possível introduzir a cúrcuma na sua rotina através do seu uso como um tempero na sua alimentação.
No entanto, muitas pessoas não têm o hábito de cozinhar ou, até mesmo, podem vir a não gostar do gosto que a cúrcuma deixa no alimento.
Por isso, a cúrcuma em cápsula acaba se tornando uma ótima opção, funcionando como uma forma de suplementação eficaz.
É no formato de cápsula que é possível encontrar uma maior dosagem da curcumina, o qual é o princípio ativo da cúrcuma.
Existem contra indicações?
Apesar de possuir inúmeros benefícios, o consumo em excesso da cúrcuma, assim como de qualquer outra especiaria/suplemento, não é recomendado. Isso porque cada organismo funciona e reage de uma maneira diferente às substâncias que são consumidas.
Para pessoas que possuem úlceras gástricas ou histórico de problemas gastrointestinais, o seu uso não é recomendado.
Nos Estados Unidos, por exemplo, casos de consumo excessivo do chá da cúrcuma com pimenta-preta causou lesões hepáticas em diversas pessoas. Estas lesões aconteceram devido ao uso deliberado e da combinação das duas especiarias.
Também é preciso se atentar a possíveis alergias ou sensibilidade ao princípio ativo da cúrcuma. Portanto, a cúrcuma carrega consigo diversos benefícios, mas é preciso se atentar a excessos e de preferência, consultar um profissional especializado em caso de dúvidas.
Uma suplementação segura
Um dos motivos pela grande procura da cúrcuma é o seu benefício termogênico, já que ela auxilia na aceleração do metabolismo, sendo uma grande aliada na perda de peso.
Isso faz com que a suplementação da cúrcuma através de cápsula traga não apenas ótimos benefícios para a saúde do organismo, mas, também, seja uma grande aliada no processo de emagrecimento.
O 100PESO Black é o emagrecedor natural da 100PESO que possui cúrcuma e outros ativos naturais em sua composição.
Ele ajuda no controle do apetite, auxilia a aceleração do metabolismo, a redução do inchaço, redução do peso, desintoxicação e a queima de gordura. É extremamente seguro para o consumo, possuindo carimbos de segurança nos comprimidos e gravação na tampa.
Lembre-se: o processo de emagrecimento não está garantido apenas com o consumo de cápsulas como suplementação. É fundamental ter o acompanhamento de um profissional qualificado, além de manter uma dieta alimentar saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
Fonte:
Carneiro, J. A., & Macedo, D. S. (2020). Cúrcuma: princípios ativos e seus benefícios para a saúde. RBONE – Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 14(87), 632-640. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1336
https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1336
MARCHI, J. P.; TEDESCO, L.; MELO, A. da C.; FRASSON, A. C.; FRANÇA, V. F.; SATO, S. W.; LOVATO, E. C. W. Curcuma longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 3, p, 189-194, set./dez. 2016.